O ano de 2010 tem tudo para ser “10” para a indústria de Manaus. É o que apostam empresários e dirigentes ligados aos principais segmentos da indústria local. Estimativas do setor eletroeletrônico dão conta de que a produção e a venda de televisores podem crescer 10% este ano; a Moto Honda também trabalha com a possibilidade de incrementar sua produção em pelo menos 10%; e o faturamento da indústria como um todo, segundo projeção da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) pode alcançar 10%.
Para o empresariado do Polo Industrial de Manaus (PIM), o ano de 2009 não vai deixar saudade. Os dados da Suframa dão o tamanho da retração no ano que passou: até outubro, o faturamento acumulava queda de 27%, as exportações despencavam 34,4%, assim como a aquisição de insumos no mesmo período.
Após as dificuldades do primeiro semestre, os indicadores pararam de cair e o crescimento começou a ser retomado aos poucos, com o faturamento apresentando alta por cinco meses consecutivos. Diante disso, a expectativa de todos é que 2010 seja um ano de consolidação de investimentos e retorno aos patamares anteriores à crise financeira.
A produção do PIM no ano que começa deve ser alavancada por alguns de seus principais produtos. No caso dos televisores, por exemplo, a alta na produção e nas vendas deve chegar a dois dígitos, segundo estimativa do Sindicato das Indústrias de Aparelhos, Elétricos, Eletrônicos e Similares de Manaus (Sinaees). O presidente da entidade, Wilson Périco, destaca que o segmento, em 2009, apesar do primeiro semestre ruim, fechou com alta entre 7% e 8%.
Televisores
Este ano, com o incentivo da Copa do Mundo, a venda de televisores de tela fina, principalmente de LCD, deve atingir índices inéditos. Em 2009, a produção de TVs de LCD cresceu quase 30%, enquanto as de cinescópio (com tubo de imagem), caiu 41%. Vale ressaltar que 2010 será um ano de despedida para os tubos de imagem. O PIM já parou de produzir cinescópios para telas de computadores. As telas de TVs serão as próximas vítimas da modernidade.
“2009 foi de queda, mas foi também de recuperação, o crescimento mês a mês no último trimestre fez com que muitas empresas reprogramassem suas férias. Tivemos um último semestre bom, esperamos manter o ritmo neste primeiro semestre, inclusive mantendo os temporários'', avaliou Périco.
No setor de duas rodas também impera o otimismo. O gerente institucional da Moto Honda, Mário Okubo, projeta um crescimento de 10% na produção no ano vindouro, com manutenção dos atuais 10 mil empregos diretos.
De modo geral, o índice de empregos no PIM - que chegou a cair 14% em abril (em relação a abril de 2008) também está em franca recuperação. A estimativa do presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Maurício Loureiro, é que o polo empregue, atualmente, cerca de 104 mil trabalhadores.
Fonte.: Amazonas Noticias II
Nenhum comentário:
Postar um comentário