quarta-feira, 19 de agosto de 2015

No período de Cheia nos Rios da Amazônia.



                                   No período de Chuvas e Cheia dos Rios da Amazônia.

Quando falamos que a logística na região norte é diferente de qualquer outra região do Brasil, não é atoa. A resolução mais rápida para o desbarrancamento na BR364 ( Sempre desbarranca em período de Chuvas ) é a construção de uma ponte provisória pelo Exercito, a mesma tem capacidade limitada, as cargas maiores são direcionadas para um desvio que dura meio dia de viagem, mas nem todas as carretas conseguem utilizar o desvio, devido as dimensões de suas cargas. A cratera que normalmente se abre pelo transbordamento de um igarapé na altura do quilômetro 703 da BR-364  atrasam as obras das UHEs do Madeira e dificultam a exportação da soja produzida no Mato Grosso.
No caso das hidrelétricas, a interrupção da rodovia impede o transporte; inviabilizando o transporte até Porto Velho de grandes equipamentos, que não podem passar pela ponte, cuja travessia está limitada a veículos pequenos e caminhões de até cinco eixos. Por outro lado, as carretas de grandes dimensões utilizadas nestes casos são muito largas e altas para passar pelas ruas por onde é feito o desvio do tráfego da BR. Com isso, os equipamentos transportados por rodovia é desviados em Mato Grosso para o porto de Belém, de onde seguem para Manaus até Porto Velho, com um atraso de três meses na entrega da carga se comparado ao tempo que seria gasto no transporte pela BR-364. A Seção de Fiscalização da Polícia Rodoviária Federal,  informa que diariamente 5 mil veículos passam pela BR-364, dos quais aproximadamente 800 carretas fazem o transporte de soja, da safra no Mato Grosso. Como a ponte metálica do quilômetro 703 impõe limites para o volume de carga, os grãos serão transportados em caminhões de menor porte. Somando este fator com a lentidão do tráfego na BR e os engarrafamentos formados em Porto Velho, dá para afirmar que haveria um atraso para a entrega da soja, impedindo o cumprimento de prazos firmados em contratos, como é comum em negócios desta monta.
Ponto de ligação entre o sul e o norte do Brasil, a BR-364 é utilizada para abastecer os estados de Rondônia e Acre e mais Amazonas e Roraima, via Hidrovia do Madeira. Milhares de carretas diariamente passam pela rodovia transportando, alimentos, combustível, veículos e medicamentos entre outros produtos. O Ministério Público Estadual tem um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) Polícia Rodoviária Federal, Prefeitura de Porto Velho, Governo do Estado e empresas que utilizam a rodovia, onde está acertados prazos para que o DNIT  providencie o conserto na Rodovia. sempre que se fizer necessário.   Marcus Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário